PARA UMA CULTURA DE SEGURANÇA FORTE E FIRMEMENTE ANCORADA
À semelhança de outros setores críticos em termos de segurança, a construção civil é altamente regulamentada e as empresas são obrigadas a implementar sistemas sólidos de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QHSE). No entanto, o setor é bastante singular nos desafios que enfrenta na aplicação desses sistemas para garantir práticas de trabalho seguras com o mínimo de incidentes.
Com a implantação de pessoal contratado em toda a cadeia de suprimentos, cronogramas apertados e orçamentos limitados, o setor da construção civil tem uma das taxas de acidentes mais altas por setor, apesar dos procedimentos rigorosos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE) e do bom uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
As empresas de construção estão cada vez mais conscientes da necessidade de gerenciar seu próprio pessoal, bem como o pessoal subcontratado associado aos seus projetos. Existe o dever de zelar para que o trabalho seja realizado com segurança por seus próprios funcionários e pelos subcontratados e que todo o pessoal esteja plenamente ciente de todos os requisitos relacionados à HSE. Reconhecendo que o setor é altamente regulamentado por legislação relacionada à segurança, que é necessária e importante cumprir, devemos reconhecer que não é suficiente evitar que os acidentes aconteçam.
Uma cultura de segurança forte e firmemente enraizada em uma organização é essencial para criar um ambiente de trabalho seguro e pode ser reforçada considerando os seguintes aspectos:
- A liderança de uma organização deve aplicar ambições e metas sólidas de HSE, desde o planejamento até a conclusão de um projeto.
- Garantir que os indivíduos tenham compreensão suficiente da importância da HSE no local de trabalho e que conheçam sua própria responsabilidade em manter a si mesmos e seus colegas seguros.
- A HSE deve ser um elemento importante em qualquer processo de licitação, sendo que os fornecedores devem demonstrar sua conformidade com os requisitos, regulamentos e auditorias de HSE realizados em sua documentação de saúde e segurança. A cultura de segurança dos fornecedores, o desempenho em HSE, as avaliações de risco, os treinamentos de segurança e os programas de competência devem ser levados em consideração.